A Orientação de Precisão, também conhecida por Trail-O, é a disciplina da Orientação direcionada para pessoas com deficiência motora, mas normalmente aberta a todos e com grandes potencialidades ao nível da aprendizagem da Orientação. Na Orientação de Precisão, o único fator avaliado é a capacidade de leitura do mapa e interpretação do terreno. São utilizados mapas da Orientação Pedestre mas normalmente com escalas maiores. Assim, ao participarem pessoas com capacidades físicas muito diferentes, incluindo as que tenham limitações de mobilidade muito severas, competem todas em igualdade de circunstâncias. Uma das características da orientação, enquanto desporto, é que é um desporto para todos! No mesmo "estádio", que para nós é a floresta ou o mapa, estás ao lado dos grandes atletas de elite, nacionais e internacionais, raparigas e rapazes, novos e velhos, podendo por vezes observar-se famílias inteiras (netos, filhos, avós), numa mesma prova/competição, mas com percursos adaptados a cada um deles de acordo com as suas competências técnicas e físicas. No fundo é uma mistura única no mundo do desporto. Desde 1980 que os praticantes de Orientação de Precisão fazem parte da família da orientação. Para um atleta, a prova termina ao ultrapassar a linha de chegada. O tempo gasto entre a partida e a chegada, dentro dum limite máximo estabelecido, é irrelevante para o resultado final da prova. O corredor de chegada pode ser balizado. Quando um atleta cruza a linha de chegada, deve entregar o cartão de controlo e, se exigido pela Organização, também o mapa. A Organização deve estabelecer um tempo máximo para a execução de cada um dos percursos, calculado da seguinte forma: 3 minutos por cada ponto de controlo + 3 minutos por cada 100 metros de prova. Por indicação do Supervisor, um tempo adicional poderá ser dado face a condições adversas do terreno (excecionais desníveis, superfícies pouco transitáveis ou outros fatores). O atleta que supere o limite de tempo será penalizado com um ponto por cada cinco minutos de atraso. Meios de locomoçãoPodes participar: Pontuação, resultados/finalidadesA competição não tem a ver com quem completa a prova em menos tempo, mas sim com quem consegue interpretar melhor o mapa, dando a resposta certa ao problema que lhe é apresentado. Cada atleta visita, numa dada sequência, os pontos de controlo dispostos no terreno usando o mapa que lhes é fornecido. Em cada ponto de controlo, o atleta, encontra várias balizas dispostas no terreno e o desafio está em ele conseguir identificar a baliza que corresponde ao que está no mapa, dando a sua resposta no cartão de controlo. MapasOs mapas, o desenho dos traçados e o arranjo gráfico devem ser dispostos e impressos de acordo com as normas previstas nos princípios da IOF. TerrenoO terreno deve ser adaptado ao desenvolvimento de percursos competitivos de Orientação de Precisão e de nível adequado. PercursoO nível dos percursos deve ser adequado ao tipo de prova. Deve ser levada em linha de conta a capacidade de observação e de leitura detalhada do desenho do mapa e a capacidade de concentração dos atletas. Os percursos devem fazer apelo a diversas técnicas de Orientação. No início da competição os participantes receberão um mapa de orientação com o percurso marcado, um cartão de controlo e um picotador. Na proximidade do ponto é colocado um grupo de balizas, das quais uma poderá ser a correta. As balizas deverão ser colocadas de modo a serem visíveis (no mínimo, um terço de cada baliza) do ponto de decisão por concorrentes que estejam sentados. Cada grupo de balizas deve estar disposto com uma altura uniforme. O ponto de decisão deverá estar assinalado no terreno mas não constará no mapa. As balizas são designadas, por convenção, da esquerda para a direita, “A”, “B”… “E”, a partir do ponto de decisão. Este aspeto é fundamental para a determinação da baliza correta. No caso de nenhuma das balizas estar correta, a resposta acertada é “Z”. Pontos cronometradosNa prova devem ser incluídos no mínimo dois pontos cronometrados, cujo tempo de decisão é registado no cartão de controlo. Estes podem estar colocados em qualquer ponto do percurso, nomeadamente antes da partida oficial ou após uma pré-chegada. Para cada um dos pontos cronometrados é utilizado um mapa em separado. TempORecentemente foi criado outro tipo de prova em que todos os pontos são cronometrados (TempO). Nas provas de TempO a classificação é geral, não havendo distinção entre as classes Aberta e Paralímpica. Cada filiado na Federação Portuguesa de Orientação, sem distinção de sexo, idade ou capacidade / incapacidade tem o direito a inscrever-se na categoria Aberta. AjudantesTodos os atletas que solicitem assistência para a deslocação, devem ser acompanhados por um elemento providenciado pela Organização. O acompanhante pode auxiliar na deslocação de mais do que um atleta. Os atletas podem ser acompanhados por assistente próprio: tais assistentes não devem ajudar, de forma alguma, na leitura do mapa nem na identificação dos pontos de controlo, na análise ou no processo de decisão. Os organizadores podem limitar o acompanhamento ao período de tempo necessário para a competição. Os acompanhantes não podem perturbar a concentração dos atletas. |
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