Orientação Pedestre

Veja uma amostra do que temos para lhe oferecer

A Orientação Pedestre é a disciplina da orientação com maior tradição e número de praticantes, tanto em Portugal como a nível internacional.

Pode definir-se orientação como uma "corrida individual, contra-relógio, em terreno desconhecido e variado, geralmente de floresta ou montanha, num percurso materializado no terreno por pontos de controlo que o orientista deve descobrir numa ordem imposta. Para o fazer, ele escolhe os seus próprios itinerários, utilizando um mapa e, eventualmente, uma bússola", podendo ser realizada a caminhar ou em corrida.

Na partida, cada praticante recebe um mapa específico de Orientação onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo. Estes são materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca) que têm de ser visitados na ordem indicada.

Para permitir que a prova seja efetivamente aberta a todos, existem sempre diversos percursos adaptados à condição física e técnica de cada participante, podendo ser realizado sozinho ou acompanhado, escolhes por onde queres passar, a correr ou simplesmente a caminhar, à procura dos pontos de controlo – cada um deles é um desafio dentro do grande desafio.

Recebes um mapa no qual está assinalado um percurso com pontos de controlo de passagem obrigatória – localizados nos caminhos, trilhos e linhas de água das planícies, montanhas, florestas, dunas ou até áreas urbanas.

 É uma aventura em pleno contato com a natureza. Há desafios adequados à capacidade física e conhecimentos técnicos de praticantes de todas as idades – dos 8 aos 80 anos, literalmente.

PARCEIROS  INSTITUCIONAIS

 

               

 

PATROCINADORES PRINCIPAIS

                         

 

PARCEIROS

                 

 

MEDIA